Rosh Hashaná – Parte 2

Rosh Hashaná oferece muitas ferramentas poderosas e oportunidades para assumir o controle sobre nosso destino. Como? Ao assumir o controle sobre os doze meses que o seguem. Neste segundo artigo sobre as Visões kabalísticas sobre Rosh Hashaná, vou compartilhar alguns segredos profundos sobre a nossa saúde física, espiritual e financeira para o próximo ano. Este artigo é um pouco mais avanço, então eu sugiro que você o releia algumas vezes para absorver totalmente o poder do ensinamento do Zohar.

Primeiro vamos abordar as origens das doenças cardíacas e ver como o Shofar pode desbloquear nossas artérias e trazer boa saúde e bem-estar.

A propósito, esta seção seguinte é incrível principalmente se você levar em consideração que isso foi escrito há 2.000 anos. Como você vai ver em breve, foram somente nas últimas décadas que a ciência médica descobriu o que o Zohar já sabia há 2.000 anos.

O FÍGADO E A RAIVA, DE ACORDO COM O SAGRADO ZOHAR

De acordo com o Zohar, nossas emoções reativas, principalmente a raiva e a impaciência, se manifestam no nosso fígado! O que isso significa na prática?

Uma visão notável sobre Rosh Hashaná e nosso fígado é apresentada no seguinte texto do Zohar:

“A partir do fígado e do apêndice, emerge a bílis, que é a espada do Anjo da Morte, de onde saem gotas amargas para matar seres humanos.”

~ Zohar Vol.. 20

O Zohar diz então que o fel:

“Supera as artérias do coração e todas as artérias dos membros do corpo”

~ Zohar Vol.. 20

O que é o fel?

Curiosamente, fel é definido pelo Dicionário Houaiss  tanto como “bile” quanto como “amargura de espírito” ou “rancor”.

Esta definição reforça o ponto de vista kabalístico de que há uma conexão vital entre o comportamento humano e sua saúde física.

Ainda mais surpreendente, é o fígado que secreta fel (bile), e adivinhem? O componente primário da bile é colesterol!

2.000 anos atrás, o Zohar fala que o colesterol entope as artérias do coração e do fígado em resposta ao egoísmo, raiva e comportamento reativo. Totalmente incrível. Por quê?

Porque foram somente nos últimos 50 anos que a ciência médica nos disse que os altos níveis de colesterol são uma das principais causas da aterosclerose, o endurecimento e entupimento das artérias, uma das causas mais freqüentes de doenças cardíacas que levam à morte

O Zohar diz que a raiva vai diretamente para o fígado, que então cria colesterol, que “supera as artérias do coração …” e, eventualmente, traz doença e morte.

A ciência médica apenas entendeu a função do fígado e do seu papel na limpeza do sangue e este fornecimento de sangue para o coração nos últimos 100 anos. 2000 anos atrás, o Zohar afirmou:

 “… O fígado recebe o sangue e o serve para o coração”

~ Zohar, vol. lV

Então como é que esta visão médica se conecta com Rosh Hashaná?

Toda a raiva e emoções negativas que sentimos ao longo do ano aparecem durante o Rosh Hashaná como uma acusação contra nós.

Em outras palavras, todas as energias negativas e bloqueios que despertamos por meio da raiva se manifestam como o potencial para doenças e doenças cardíacas causadas pelo fígado, de acordo com a Kabbalah. Elas estão lá, prontas para penetrarem na semente do nosso ano. Cada reação, cada ato de egoísmo cria bloqueios. Estes bloqueios podem aparecer na forma de gordura que obstruem nossas artérias, de acordo com o Zohar. Uma visão inacreditável!

O Shofar é usado para purificar-nos, para remover estas forças negativas e bloqueios de nossas artérias e do sistema cardiovascular.

Através do Shofar, bons níveis de colesterol sobem, enquanto os níveis de colesterol ruim diminuem. Nosso sangue é limpo de toxinas. As artérias são limpas de depósitos mortais e de placas. Tudo porque nós plantamos uma semente livre de energia negativa em Rosh Hashaná, a única abertura em todo o ano, onde podemos manipular e controlar a semente e a cabeça dos próximos 365 dias.

ENDURECIMENTO DE TODAS AS ARTÉRIAS

Esta ideia se aprofunda ainda mais. Atenção para a seguinte idéia:

O “endurecimento das artérias” – que na verdade significa os bloqueios que impedem que o sangue (ou a Luz espiritual) flua – pode ocorrer também em outras áreas da nossa vida!

Essencialmente, todos os nossos relacionamentos na vida são “artérias”. Portanto, um bloqueio pode ocorrer em um relacionamento conjugal. Por exemplo, quando esta artéria em particular é bloqueada, amor e paixão não fluem mais entre um marido e uma esposa. Chame isso de um ataque cardíaco ou morte em um casamento. Se as artérias entre dois amigos são bloqueadas, a amizade sofre um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral ou morte.

Nossas várias relações comerciais também são  artérias.

O dinheiro e propriedade que fluem para nós através dos negócios que fazemos ou pelo trabalho que fazemos, viajam por essas “artérias”. Quando elas estão entupidas, a boa sorte deixa de fluir para nós. É por isso que passamos por dificuldades financeiras em nossas vidas. Os artérias”financeiras” estão bloqueadas. Pura e simplesmente isso. Além disso, temos de perceber que, se enganamos em um negócio, estes bloqueios podem muito bem acabar nas artérias físicas em nosso corpo. Portanto, podemos prosperar nos negócios como resultado de um comportamento inescrupuloso, mas nós pagamos por isso com o endurecimento das artérias e três pontes de safena. Existe uma ligação. Sempre existe uma ligação. É apenas o ego que nos faz pensar que a vida é aleatória, caótica e desconectada.

Todas os relacionamentos no mundo – entre as pessoas, entre parceiros de negócios, entre comprador e vendedor, entre irmão e irmã, entre marido e mulher, entre pais e filhos, entre uma nação e outra – todos estes são artérias espirituais que podem ficar bloqueadas e causar doenças quando os seres humanos se comportam com intolerância.

Cada vez que você interage com alguém em sua vida – amigo ou estranho, inimigo ou membro da família – você está afetando as “artérias” em sua vida, e no mundo. Essas suas mudanças de humor afetam drasticamente a sua vida, quer você saiba disso ou não. E o mesmo acontece com sua inveja. E também com a sua negação de todos esses traços negativos.

Então, se o seu comportamento nesses relacionamentos é governado por impulsos reativos e de auto-interesse, isso cria um “depósito de gordura.” Se estes bloqueios continuam a crescer e não forem controlados, a “doença” aparece.

A “doença” pode então se manifestar como pobreza, guerra, divórcio, filhos usuários de drogas, família disfuncional, terrorismo global, ou um bom e velho ataque cardíaco!

Não se engane: é o nosso próprio comportamento que determina se temos ou não um grande ano ou um ano podre, ou algo entre os dois.

Terrorismo, problemas nos negócios, desastres naturais, casamentos fracassados, governos corruptos, guerra, problemas pessoais, como doenças e ansiedade, isso tudo são os efeitos! A causa subjacente é sempre o nosso comportamento, não importa o quanto o ego tenta nos convencer do contrário.

Qualquer caos em nossas vidas é causado por um bloqueio que impede que a Luz do Criador flua livremente para dentro das nossas vidas.

Desobstruindo nossas artérias espirituais e físicas

Rosh Hashaná, quando potencializado com a sabedoria kabalística apresentada neste artigo, elimina os bloqueios, purifica o seu ser e permite que você plante uma semente positiva de paz e prosperidade para o ano que vem.

Agora, isso não é melhor do que participar de um desfile de moda? Então, como é que tudo isto se relaciona com a paz mundial?

Ainda bem que você perguntou …

PAZ MUNDIAL

Israel, de acordo com o Zohar, é a contrapartida cósmica do coração humano. Em outras palavras, todo o planeta e todas as nações são um espelho do corpo humano. E cada indivíduo é um microcosmo do mundo.

Israel funciona como o coração da humanidade. A relação de Israel com o resto do mundo corresponde às artérias que transportam o sangue e oxigênio para o resto do corpo. As “nações do mundo” correspondem aos órgãos e membros do corpo.

Portanto, da mesma forma que o coração fornece sangue purificado para nutrir o corpo, Israel fornece Luz espiritual para auxiliar, alimentar e curar todas as nações do mundo.

Então adivinhe?

Se Israel NÃO fornecer Luz espiritual para as nações, essas se levantam contra ela, assim como o corpo responde com doença se sangue tóxico passa por nossas veias.

Mas quer saber? Assim como nosso remorso por nossos próprios atos negativos, combinados com os sons do Shofar, agora podem remover as “gorduras e bloqueios” em nossas artérias, o nosso esforço pessoal em Rosh Hashaná remove conflitos e barreiras e bloqueios entre Israel e todas as nações da o mundo, abrindo caminho para a harmonia global e uma paz duradoura no Oriente Médio!

Em outras palavras, a paz começa com a pessoa que está no espelho! Ela começa e termina com VOCÊ!

A paz não começa, a paz nunca vai começar, e paz nunca começou, com jantares de angariação de fundos, política, as guerras, o debate intelectual e organizações religiosas e seculares que têm se auto-nomeados para representar o povo.

Paz interior e responsabilidade pessoal levam à paz mundial. Paz e saúde pessoais levam à paz mundial e a relações saudáveis. Tudo se interliga. Está tudo ligado e interconectado. A única maneira de lutar e vencer uma guerra é lutar contra o seu próprio ego e abrir o fluxo da Luz em sua própria vida. Isso, então, limpa as artérias globais para bênçãos e paz fluirem entre as nações. Você deve ler este parágrafo uma dezena de vezes até que você o compreenda totalmente.

E o mais incrível de tudo é que todo esse poder é colocado nas suas mãos em Rosh Hashaná.

E se por acaso estas informações estão te ajudando de alguma forma, por favor, compartilhe com tantas pessoas forem possível. Coloque no twitter e poste no Facebook.

Podemos criar a paz pessoal e global neste ano se um número suficiente de pessoas receberem o poder desta sabedoria.

E, FINAMENTE, O ÚLTIMO SEGREDO É REVELADO…

Se você ainda está lendo, agora você está pronto para um segredo convincente e incrível. Vou agora apresentar a informação mais importante, no final deste artigo, para aqueles que são verdadeiros e sinceros com a mudança de suas vidas e do mundo.

Os antigos kabalistas revelaram uma tecnologia secreta que potencializa o Shofar de formas inimagináveis, garantindo que o esforço de todos será bem sucedido.

Apenas aos kabalistas da história foram dados os códigos e meditações secretas para lançar o poder do Shofar. Portanto, o Zohar diz que, se participamos de um evento de Rosh Hashaná e a pessoa que toca o shofar não se preparou por pelo menos 3 dias, meditando nesses códigos antigos, então há um perigo real de que toda a congregação não receba nenhum benefício do Shofar. O Zohar é ainda mais contundente e direto sobre este assunto: O Zohar diz que se o rabino ou pessoa que toca o Shofar não utiliza fórmulas kabalísticas e meditações, ele vai na verdade trazer ainda mais juízo sobre sua congregação.

Não me culpe por esta declaração provocativa.

O Zohar diz isso!

Dá para imaginar? Por dois mil anos, temos feito Rosh Hashaná, mas porque a sabedoria kabalística não foi incluída, ele só trouxe o julgamento para todo o mundo.  Que declaração provocadora do Zohar!

Então, pessoal, acordem! Não é de se admirar que o mundo sofreu por tantos milênios!

Temos tocado o Shofar em todo o mundo, sem qualquer conhecimento da Kabbalah. E assim todos esses eventos religiosos não têm feito nada além de trazer julgamento e dor em nosso mundo. A história oferece evidência dolorosa de que isso é absolutamente verdadeiro. Sem a Kabbalah, não há nenhuma chance de usar Rosh Hashaná como uma ferramenta para trazer a paz a nossa vida e ao mundo.

A Kabbalah é, e sempre foi, a resposta e solução para os problemas do mundo.

Mas não tome minha palavra como verdade. As maiores mentes da história acreditavam nisso profundamente – judeus e não-judeus, religiosos e seculares.

Pessoas como Newton, Moisés, Platão, Jesus, Maomé, Pitágoras, Abraão e Rei Davi entenderam o poder e a importância da Kabbalah.

Assim, o Zohar diz que, se estamos na presença de um verdadeiro kabalista, aquele que é versado nos códigos e meditações associados com o toque do Shofar, então toda a congregação vai subir nas asas do kabalista e ver as suas vidas mudando drasticamente de forma positiva.

Você está aqui convidado a mudar a sua vida, de verdade, ao se juntar a nós para um verdadeiro Rosh Hashaná kabalístico este ano no evento internacional (http://kabbalah.com/rh) ou no Kabbalah Centre São Paulo, no Brasil (www.kabbalahcentre.com.br).

Para maiores informações, ligue para o Centro de Los Angeles em +1 (310) 657-5404 ou no Brasil – 0800 7723272, kcsaopaulo@kabbalah.com.

Se você leu até aqui, então isso significa que você está pronto para aprender um dos segredos mais profundos sobre Rosh Hashaná. Considere isso como um segredo bônus por todo o seu esforço extra. Você está pronto?

Aqui vamos nós…

UM INSIGHT BÔNUS SOBRE ROSH HASHANÁ

De acordo com o Zohar, o corpo humano é um espelho das Dez Sefirot, que são as Dez dimensões que compõem toda a realidade. Nosso mundo físico representa apenas 1% da verdadeira realidade, sendo um mundo de caos, caso você não tenha notado. Os 99% restantes da realidade é a fonte invisível de toda a felicidade, bondade, sabedoria, cura e prosperidade. Toda a bondade flui deste reino que está escondido. Qualquer caos em nossa vida é porque nos desconectamos da fonte.

Cada parte do corpo corresponde a uma dessas dimensões escondidas em um mundo espiritual invisível.

O Zohar diz que o esôfago corresponde ao nosso mundo físico, conhecido como Malchut.

Por quê?

Porque o alimento físico e líquido, a fonte de nossa alimentação, desce pelo nosso esôfago quando comemos e bebemos. Por isso, está associado com o mundo material.

Até agora muito fácil, não é? OK. Próxima idéia …

O Zohar também diz que a traquéia – ou tubo de vento – corresponde à dimensão espiritual conhecida como Biná.

Por quê Biná?

Porque Binah é uma dimensão espiritual que é tão cheia de Luz, alegria e Energia Divina, que não há absolutamente nenhuma necessidade de comida e bebida para obter prazer ou nutrição. A propósito, quando Moisés estava no Sinai, ele atingiu o nível de Biná, que é a fonte de energia e Luz que irradiava das Tábuas.

A Luz de Binah fornece muito mais prazer e nutrição do que a mente humana pode conceber. Este é o tamanho do poder de Biná. Nossa traquéia é um tubo de ar, o que significa que nenhuma comida ou bebida desce através dela.

OK. Essa é a figura geral. Abaixo está uma outra ilustração que mostra a correlação entre a traquéia e esôfago e sua dimensão espiritual correspondente (ou Sefirot).

Vamos agora examinar essas duas partes do corpo mais detalhadamente. O Zohar revela uma ligação profunda e um insight através da grafia hebraica de cada uma destas partes do corpo. Leia devagar:

No alfabeto hebraico, o esôfago é soletrado VAV, SHIN, TET (Veshet).

Agora, veja isto: O Zohar explica que quando somos excessivamente auto-indulgentes, permitindo que o nosso ego e desejos egoístas cresçam, a letra hebraica VAV também cresce e se estende, transformando-se na letra hebraica NUN. Em outras palavras, a letra VAV é meramente um NUN encurtado.

Quando o VAV cresce (assim como o nosso ego cresce) e então se transforma em um NUN, as letras que soletram esôfago (VESHET) agora são reorganizadas para soletrar SATAN (SIN, TET, NUT).

O Zohar nos diz que, quando nossos próprios desejos físicos correm de maneira desenfreada e se expandem, e nós escolhemos o mundo físico ao invés do espiritual, a força negativa chamada de SATAN supera “todos os membros e as artérias” para todos os 365 dias do ano solar.

Ao crescer o nosso ego, ao crescer a nossa natureza reativa, ao aumentar as oscilações de humor, o mesmo acontece com a letra VAV na palavra esôfago – em hebraico (Veshet) – porque o esôfago representa o mundo físico. Transformamos essa palavra na palavra Satan e agora esta força escura toma conta de todo o nosso corpo para o ano inteiro.

A Força Satan (mais uma vez, indicada pela reorganização da palavra Veshet e tornando-se a palavra Satan) agora permeia nosso corpo e nossa vida física, criando o caos em nossa saúde, nossa carreira, nosso casamento, ou onde quer que ele escolhe

A SOLUÇÃO

Consegue adivinhar? Há uma solução. Há uma maneira de sair dessa bagunça. Não há recurso para o coração cheio de remorso – e isso é encontrado no instrumento do Shofar. O Shofar, assim como a traquéia, é um tubo de ar.

A traquéia é um tubo de ar e do Shofar é um tubo de ar musical. E, assim como a nossa traquéia, apenas o ar entra no Shofar!

Assim, o Zohar diz, da mesma maneira que a traqueia é a ligação a Biná, o Shofar também nos conecta a Biná quando é tocado!

Você entendeu isso? Leia de novo, se você não disse “uau!”

A propósito, no dia de Yom Kippur, também não comemos e bebemos, uma vez que significa a dimensão conhecida como Biná e o alimento espiritual inimaginável que ela proporciona. Aqui está outro segredo: o valor numérico do termo “O SATAN” é 364, que é um número a menos do que os 365 dias do ano. Esse é o único dia do ano em que o Satan é banido do nosso mundo – em Yom Kippur!

Tocar o shofar em Rosh Hashaná e fazer nossas conexões em Yom Kippur restabelecem a nossa conexão com Biná!

E tudo se trata de tecnologia e não de tradição.

Veja o que acontece: a letra NUN na palavra SATAN palavra agora é reduzido de tamanho, exatamente como reduzimos nosso desejo de consumir alimentos e bebidas em Yom Kippur e reduzimos nosso ego, durante o Rosh Hashaná e ele volta a ser um VAV para novamente soletrar a palavra esôfago em hebraico.

Satana força da morte estão agora extraídos de nossas artérias e membros!

A propósito, note a semelhança incrível entre o NUN carta, o Shofar e da traquéia humana:

EM RESUMO

Ao longo do ano, reagimos. Fomos rude. Zangados. Temerosos. Indelicados. Impacientes. Todos esses tipos de emoções e ações reativas criaram bloqueios que fizeram com que Satan ,a força negativa e os “depósitos de gordura” bloqueassem as artérias do nosso corpo, em nossos relacionamentos e em nossas vidas. Isso então se estende para o resto do mundo da mesma forma, em termos de relações entre nações e pessoas em todo o mundo.

O toque do Shofar, combinado com verdadeiro remorso em nossos corações, juntamente com assumir todos os nossos comportamentos feios, patéticos e egocêntricos, limpa os bloqueios. Nos conectamos com o reino de Biná, que envia uma onda de energia de purificação e Luz para o nosso corpo e alma, purificando-nos e erradicando os bloqueios e a escuridão.

A letra NUN, na palavra SATAN, é reduzido de volta a um VAV, soletrando VESHET, que é o nosso esôfago, a realidade física do nosso ser. Satan é vencido de nosso ser e agora estamos limpos e prontos para um incrível, produtivo e próspero ano.

Tudo o que você precisa fazer para ativar este poder é a se elevar acima do seu ego e da incerteza que agora está tentando convencê-lo de que você não deve participar de Rosh Hashaná. Isto é como o Satan mantém você preso em um mundo de caos.

Se for absolutamente impossível de participar do evento Internacional, então vá ao Kabbalah Centre São Paulo ou faça online a conexão de Rosh Hashaná. Medite em ser uma única alma com todos nós. Quanto mais esforço você investir, mais forte a sua conexão com a energia de purificação será.

Tudo se resume na sua certeza e seu esforço.

Estas são as duas formas mais poderosas de plantar uma semente saudável para o próximo ano.

Billy Phillips

Billy Phillips é aluno do Rav e da Karen Berg desde 1989. As opiniões expressadas aqui têm como base seu próprio aprendizado e 22 anos estudando a sabedoria da Kabbalah. Apesar de ser aluno do Kabbalah Centre, as visões e artigos que apresenta aqui se relacionam com sua experiência e refletem sua visão pessoal e não são uma representação oficial do Kabbalah Centre e de seus ensinamentos.

VOCÊ TAMBÉM IRÁ GOSTAR DESSES POSTS:

15 Responses

  1. Jane Lima diz:

    Maravilhosa explicação!
    Obrigado!

  2. Luciana diz:

    maravilhosa explicação, obrigada por compartilhar

  3. carlos jose mantovani diz:

    que Ele inscreva vossos nomes para um ano prospero! Feliz Rosh Hashana!

  4. OLENCA BENAION diz:

    Esclarecedor. Obrigada.

  5. Lucia Maria de Pimenta Cortez diz:

    Grata por compartilhar tanta sabedoria!

  6. Luiza Blocker diz:

    Eu nao entendi a posicao daquelas outra religioes na figura. Ate concordo que os Israelistas estao no coracao, mas tambem nao estao todos os outros povos?

  7. As suas explicações não deixam de ser analisadas por aqueles que tem descendência Israelita.Estarei estudando para poder estar sempre em acordo com a Torah.Shalom

  8. Leila diz:

    Podemos sempre experimentar a Luz através de suas aulas maravilhosas
    mais que aprendizado uma opção pela sabedoria. Obrigada por compartilhar ;-)
    Um abraço, Leila Flores

  9. Estou sem palavras só sensação de surpresa e embevecimento!Obrigada pela Luz do conhecimento!!!!!!!!!!!!Gratidão diz:

    Obrigada!gratidão!!!!!! Me sinto sem forças para reagir…mas estou me esforçando!

  10. Sem palavras, conte udo de muita importância para todos, só temos que agradece!!!

  11. Antonio diz:

    Gratidão! Me sinto mais preparado para participar do Rosh Hashana e Yom Kippur.

  12. Nilce do Nascimento diz:

    Muito boa a didatica do artigo!!! Obrigada

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Imagem CAPTCHA

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>