O QUE É O EGO?

O ego humano, de acordo com a Kabbalah, é provavelmente o fenômeno menos compreendido e ainda assim é o mais importante. Ao invés de entrar numa longa dissertação sobre a dinâmica do ego, vamos ouvir a voz do ego com a intenção de compreender o jogo que ele faz.

 

O EGO DIZ:

E não faço nada errado. Eu não consigo fazer nada certo.

Eu não posso perder nunca. Eu nunca consigo ganhar.

Eu sou o melhor de todos. Eu sou o pior de todos.

Todos me amam. Todos me odeiam.

Eu sou a pessoa mais importante do mundo. Eu não sou ninguém, a pessoa menos importante da terra.

O ego humano vive em ambos os lados do espectro.

Dessa forma, como podemos nos elevar acima das influências do nosso ego a fim de atingir a felicidade?

Como podemos identificar e entender as dinâmicas do ego?

O PODER DA RESISTÊNCIA

Já houve certos momentos épicos na história quando a Kabbalah fez uma profunda mudança em termos da compreensão de sua sabedoria. O primeiro foi a revelação do Zohar por Rav Shimon Bar Yochai, a primeira vez que a Kabbalah foi escrita num manuscrito.

O próximo momento de maior transformação veio quando o Kabalista Rav Isaac Luria decifrou e organizou o Zohar 1.500 anos após Rav Shimon. Antes de Rav Isaac Luria existiram algumas escolas que pensaram sobre o significado do Zohar. Graças a Isaac Luria, uma compreensão mais clara da Kabbalah emergiu.

O próximo momento divisor de águas ocorreu no século XX quando o Kabalista Rav Berg revelou o mais notável conceito em toda a Kabbalah, que faz parte do coração da criação do nosso universo e é o próprio significado de nossa existência. O Rav revelou um conceito que é o mais brilhante de toda a história humana.

O conceito é chamado de Resistência ou Restrição.

Ambas a Luz física e a espiritual não podem ser acionadas neste universo sem resistência.

Originalmente, o receptor (nós, as almas da humanidade) resistimos    à LUZ do Paraíso que estava fluindo do Criador para nós. Nós rejeitamos a Luz para que nós pudéssemos ter a oportunidade de revelá-la através do nosso próprio esforço. Nós queríamos nos tornar a causa ao invés de sermos apenas o efeito. Quando o receptor rejeitou a Luz, isso trouxe o Big Bang, a causa da criação do espaço, tempo e movimento, um cenário onde nós, as almas da humanidade, poderíamos ser a causa da Luz que recebemos.

Desde aquele momento, a luz solar, a luz das estrelas e a luz espiritual não poderiam ser reveladas a menos que acontecesse resistência.

COMO FUNCIONA

O universo resiste automaticamente. Como explica Rav Berg, resistência é construída no próprio tecido do universo. Por exemplo, quando a luz solar viaja através do vácuo no espaço, o espaço ainda continua extremamente escuro, mesmo sabendo-se que a luz está presente. Por quê? A luz solar brilha somente quando incide sobre um objeto físico e o objeto reflete (resiste) aos raios de luz. No momento da resistência/reflexão, a luz solar brilha.

O espaço é preto porque não existe resistência ocorrendo no espaço onde há o vácuo.

A Terra brilha porque nossa atmosfera e o mundo físico resistem à luz do sol, fazendo com que ela brilhe.

Certifique-se de que você internalizou bem esse conceito.

A mesma regra se aplica à Luz spiritual. Nós temos que resistir à Luz direta que nosso ego busca e ao fazer isso, nós acionamos a Luz espiritual.

Nós temos que resistir às influências do nosso ego e ponto final.

Se nosso ego recebe a Luz diretamente, nossas vidas acabam na escuridão cheias de desespero, da mesma maneira que no vácuo o espaço vazio permanece extremamente escuro

quando recebe a luz solar diretamente.

Por quê?

Rav Berg explica que quando nós recebemos a Luz diretamente (conhecida como gratificação do ego) o “big bang” se repete mais uma vez em nossas vidas. Isso acontece automaticamente. Quando recebemos a Luz direta (que significa simplesmente reagir à qualquer coisa), o receptor automaticamente resiste à Luz porque receber a luz diretamente viola a própria razão da nossa existência. A restrição original se repete em algum ponto no futuro e ESSE é o motivo pelo qual uma gratificação instantânea, momentânea e imediata leva a um caos e escuridão no futuro.

A Luz que estávamos recebendo diretamente é jogada para fora no final das contas. Essa é a lei inquebrantável do nosso universo.

O ego, entretanto, nos engana ao nos dar uma sensação temporária de Luz. Esse é o frescor e energia que sentimos quando comemos uma comida que não é saudável, quando explodimos em raiva ou qualquer outra reação humana na qual uma situação externa, seja ela uma pessoa ou um evento, nos incita uma reação dentro de nós.

DynamiteMas essa Luz é como uma explosão de dinamite. O brilho de um pavio aceso deslumbra os nossos olhos. Entretanto, essas faíscas tem um limite de tempo — o pavio queimado e o fusível. Uma vez que o pavio se apaga, há uma explosão em nossas vidas, e escuridão e dor são o resultado.

Esse fusível é chamado de tempo.

O tempo atrasa as consequências de nossas ações, da mesma maneira que o fusível demora para explodir. Isso acontece por conta do livre arbítrio.

A força chamada de ego, ou Oponente, nos entrega bombas de dinamite o dia inteiro. Tudo o que precisamos fazer é resistir a recebê-las. Mas, é mais fácil dizer do que fazer.

Para gerar Luz duradoura, nós temos que resistir a Luz direta (gratificação do ego) e então existe uma dor momentânea no ego, mas há uma gratificação a longo prazo, a Luz da felicidade e da boa sorte.

O Rav nos deu esse poder.

Dessa forma, se o ego nos diz que somos um gênio ou um tolo, a ideia é resistir a esses impulsos e pensamentos reativos. Não se deixe cair nas armadilhas imaginando como o ego pode fazer você sentir-se um super-humano ou um super abobalhado. A ideia é focar nas reações.

Lembre-se, o ego dá muita corda na sua autoestima até que ela infla ao ponto de ser arrogante. E também baixa sua autoestima até que atinge o nível da depressão. O único denominador comum é a reação. Em ambos os casos, nós estamos reagindo ao ego.

“A reação é o nosso inimigo”, diz Rav Berg.

Abra mão de toda a baboseira e análise psicológicas quando se trata de comportamento humano. A única coisa que precisamos saber é que devemos parar com as nossas reações.

A TEORIA DA RELATIVIDADE

Reações são relativas a cada pessoa. Por exemplo, a reação de uma pessoa pode ser falar demais e gritar quando é confrontada com uma opinião oposta a sua. A reação de uma outra pessoa pode ser ficar assustada e se manter em silêncio. Restrição para a pessoa faladeira significa simplesmente ficar de boca calada. Restrição para a pessoa que fica amedrontada em falar é falar alto e claramente.

Aqui temos duas maneiras opostas de comportamento e ações proativas, mas ambas são baseadas e fundamentadas na resistência. Percebe?

O mundo externo à nossa volta é meramente um gatilho que nos incita à reações, a fim de termos a oportunidade de resistir e nos transformar.

UMA COMPREENSÃO MAIS PROFUNDA

Num outro nível de compreensão, a razão pela qual estamos separados da Luz é por causa de nossa natureza oposta. Rav Ashlag nos ensina que existe uma lei de repulsão em funcionamento no nosso mundo. Quando duas entidades espirituais são diferentes uma da outra, existe uma força de repulsão que as repele e cria um espaço. Quanto mais divergentes são as duas entidades, maior será a repulsão e o espaço entre elas.

Bem vindos ao planeta terra.

A Luz é a causa.

Nós somos o efeito.

Esse é um estado oposto de mente e consciência e assim nos encontramos em um estado oposto de existência. Ao invés de Luz, há escuridão. Ao invés de existência imortal, existe morte. Ao invés de felicidade existe tristeza. Isso acontece por causa do nosso estado de consciência oposto. Ser um efeito. Reagir.

O caminho de volta para casa é imitar a Luz.

O que a Luz fez, quando você se aproximou da essência da criação?

A Luz criou o receptor, o Desejo de Receber a Luz. Isso de acordo com o Zohar e todos os kabalistas, é única criação que já houve. Tudo já estava contido dentro da Luz. Toda a felicidade, conhecimento, prazer, alegria, etc, já existia, e sempre existirá na dimensão da Luz.

A única coisa que a Luz não possuía era o Desejo de Receber.

Por quê?

Porque a Luz é tudo. A Luz são todas as coisas. A Luz é a totalidade da realidade.

Não existe ninguém de quem a Luz possa receber e não há nada para a Luz receber porque a Luz contém TUDO!

Assim a Luz criou o receptor, o Desejo de Receber, a partir do nada.

Esses somos você e Eu.

Essa é a única criação que já aconteceu na história, no mundo e na verdadeira realidade. Tudo o mais é meramente uma reverberação de uma existência que já existe desde sempre.

Quando uma situação causa uma reação dentro de nós, isso significa que agora temos o desejo de receber. Reação e desejo de receber são sinônimos. Por exemplo, alguémnos fere e a nossa reação é raiva ou tristeza. Isso é um desejo de receber .

Quando vemos um Mercedes Benz bem novinho, um par dos maravilhosos sapatos Ferragmo, um irresistível buffet de comida que não é saudável ou uma pessoa super atraente, nosso ego (desejo de receber) é acionado e nós queremos experimentar o prazer. Agora mesmo!

O problema é que isso significa que ainda somos um efeito. O Mercedes Benz, os sapatos ou aquela pessoa maravilhosa foi o que ativou nosso desejo. O carro novo é a causa e nosso desejo por ele é o efeito. A razão real para resistirmos é porque agora NÓS nos tornamos a causa de nosso desejo. Se nós negamos para nós mesmos a gratificação instantânea, nosso desejo pelo objeto se intensifica. Nós nos tornamos responsáveis por criar nosso receptor e desejo, e agora nós somos exatamente como a Luz. Nós criamos o receptor. Dentro de nós.

Como o Kabalista Rav Berg diz, quando vemos uma roupa fashion na loja da Prada, e compramos, essa roupa realmente nos comprou. Pense nisso.

Como o Rav explica, o prazer que esse artigo da moda traz para nós já existia no Mundo Infinito. O que não existia era nossa capacidade de ser a causa do nosso desejo por ele.

A roupa era a causa do nosso desejo. Nosso desejo por ela foi o efeito. Quando resistimos ao desejo de comprar essa roupa imediatamente, temos agora a responsabilidade por criar nosso desejo ao invés da roupa ser a causa dele.

Reflita bem sobre isso, pois essa é a chave para a Kabbalah e para viver uma vida de plenitude e felicidade (se você tem alguma pergunta, por favor encaminhe para que possamos dar maiores esclarecimentos).

Quando resistimos ao desejo imediato pela roupa da moda, à comida ou qualquer outra coisa fora de nós, criamos nosso receptor.

Desse mesmo jeito, a Luz criou o Receptor. É por isso que temos que resistir. Somos agora idênticos à Luz. 

RESISTINDO EM DIREÇÃO A REDENÇÃO

Cada um de nós, individual e coletivamente, veio para este mundo para atingir uma certa medida de Resistência no universo, para remover o Pão da Vergonha, que é nosso desejo de nos tornarmos a causa da nossa Luz e felicidade ao invés de recebê-la como uma refeição de graça de uma instituição de caridade.

Quando o Receptor, que originalmente resistiu a Luz no Mundo Infinito, causou o Big Ben, 90% do trabalho foi alcançado.

Os 10% finais de Resistência, a Luz deixou para os 6.000 anos de história da consciência humana.

Uma vez que atingirmos uma massa crítica de resistência contra nosso ego, a Luz chegará com toda a sua força, de forma permanente, para o mundo inteiro.

Se continuarmos a gratificar nosso ego, iremos retardar nossa redenção até o final dos tempos e então seremos forçados a atingi-la pelo sofrimento e dor.

Resistencia / Restrição nos permite alcançar nossa redenção mais rápido de forma proativa e com misericórdia, ao resistirmos às influências do ego.

Dor e sofrimento é a maneira reativa para atingir a redenção.

Nosso livre arbítrio é escolher o caminho da misericórdia ou o caminho do julgamento.

As ferramentas da Kabbalah nos dá o poder, a força e a visão para saber que o significado da vida é resistir ao nosso ego, e praticar isso diariamente.

A Kabbalah e a restrição nos dão a habilidade de nos transformarmos: antes éramos pessoas ou seres reativos e agora somos pessoas proativas – de situação em situação.

Para nos transformamos: antes éramos um efeito e agora somos a causa – de pouco a pouco.

O ego é a força mais poderosa na terra.

Sem as ferramentas da Kabbalah, não há como vencer esta guerra por meio de um caminho

de misericórdia e amenidade.

Sem a ferramenta da restrição, e sem o Zohar, e sem o caminho para nos dar a força e a coragem para ativar a Resistência, nosso mundo seria forçado a mudar através da dor.

Rav Berg nos deu o maior presente de toda história.

A ferramenta da restrição.

É a única e mais ponderosa tecnologia na face da terra e temos que apreciar a genialidade de Rav Berg que nos deu esse poder.

Nem um dos Kabalistas da história fez com que isso se tornasse tão simples e profundo para as pessoas mudarem suas vidas e compreenderem o significado irrevogável da existência. E o Zohar e o Kabbalah Centre nos deram a força para ativar a resistência.

Afinal de contas, uma coisa é saber que temos que resistir. Outra coisa é ter coragem e força para verdadeiramente resistir ao ego.

IDENTIFICANDO O EGO

Agora vamos voltar ao início desse artigo para tratarmos sobre a dinâmica do ego.

O que é o ego?

Nossas reações reflexivas aos eventos externos e pessoas.

Nós estamos aqui para resistir às nossas reações.

No momento em que resistimos a reação, nós somos proativos.

Exatamente como a Luz.

Webinar Gratuito com Billy Phillips

Em um webinar gratuito, Billy compartilha algumas ideias e insights poderosos sobre o motivo pelo qual os ensinamentos secretos de Jesus estão surgindo neste momento da história. Billy também compartilha a resposta revelada pelos Kabalistas, incluindo uma seção censurada do Zohar que foi deletada na Idade Média.

Não enviamos nenhum SPAM. Você pode se desinscrever a qualquer momento. Powered by ConvertKit

Billy Phillips

Billy Phillips é aluno do Rav e da Karen Berg desde 1989. As opiniões expressadas aqui têm como base seu próprio aprendizado e 22 anos estudando a sabedoria da Kabbalah. Apesar de ser aluno do Kabbalah Centre, as visões e artigos que apresenta aqui se relacionam com sua experiência e refletem sua visão pessoal e não são uma representação oficial do Kabbalah Centre e de seus ensinamentos.

You may also like...

7 Responses

  1. Sidney Sant Anna Leal diz:

    Estudo sobre a Kabbalah e gostei muito desta esplicação sobre o Ego.4

  2. Sidney Sant Anna Leal diz:

    Achei interessante está colocação sobre o Ego.

  3. Valdirene Marta Rodegher diz:

    Obrigada por compartilhar suas experiências e conhecimento, sempre me auxiliam muito.

  4. Amanda diz:

    Sobre a resistência. Vocês dizem que resistir ao desejo é a forma de criar o receptor e desejo, certo? Qual seria a maneira de aplicar isso na vida se, tecnicamente, tudo o que fazemos é termos desejos? Desejamos sentar, comer, dormir. E quando desejamos falar algo para o bem de alguém (no caso de amar a pessoa e não fazer isso para alimentar o Ego)? Devemos reprimir esse desejo ou consumá-lo? Porque, pela linha de raciocínio que eu consegui entender, devemos resistir aos impulsos (que são os desejos), mas se resistirmos a tudo não faremos nada porque tudo é um impulso, uma vontade, um desejo. Estou confusa. Me ajudem a clarear. Beijos e obrigada!

    • Moshe Oliveira diz:

      Olá Amanda!

      Como o Billy sempre explica e pede, quando lemos algo tão poderoso e que mudará nossa consciência, o Ego/Oponente não permite que entendamos 100%! É importante perguntar para compreender melhor!

      A Kabbalah explica que somos todos feitos de desejo. Mas existem dois desejos principais: O Desejo de Receber Somente para Si Mesmo (que vem do Oponente), e o Desejo de Receber para Compartilhar ( o que gera Luz). Ambos desejos são de receber, mas um é para si mesmo – o que aumenta nosso ego, e nossa escuridão – e o outro é receber para compartilhar – o que esvazia o nosso receptor e também expande-o!

      Minha dica como estudante de Kabbalah é reler o artigo mais uma vez.

      E eu escolhi uma passagem que pode te ajudar mais:
      “A TEORIA DA RELATIVIDADE

      Reações são relativas a cada pessoa. Por exemplo, a reação de uma pessoa pode ser falar demais e gritar quando é confrontada com uma opinião oposta a sua. A reação de uma outra pessoa pode ser ficar assustada e se manter em silêncio. Restrição para a pessoa faladeira significa simplesmente ficar de boca calada. Restrição para a pessoa que fica amedrontada em falar é falar alto e claramente.

      Aqui temos duas maneiras opostas de comportamento e ações proativas, mas ambas são baseadas e fundamentadas na resistência. Percebe?

      O mundo externo à nossa volta é meramente um gatilho que nos incita à reações, a fim de termos a oportunidade de resistir e nos transformar.”

  5. Evandro diz:

    Olá,
    pessoas que frequentemente tem depressão ou desanimo são pessoas reativas que canaliza o ego?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*